Dia Mundial da DançaDia Mundial da Dança

2011-04-29
por Catarina Frias
 
   (0)              hits: (143)
 
 
Link do destaque:
É hoje, dia 29 de Abril, que se comemora o Dia Mundial da Dança.
Viseu e Santa Comba Dão são dois dos municípios da região que não vão deixar a data por assinalar...
Na Casa da Cultura de Santa Comba Dão a Dança celebra-se com um espetáculo intitulado "A Dança é Festa!". O evento decorre pelas 21h30 e pretende "celebrar a importância da dança e da arte na vida do ser humano".
O espetáculo, com entrada livre, tem lugar no Cineteatro da Casa da Cultura e conta com as participações do Rancho Folclórico de São Joaninho, da Expressart’, entre outros convidados.
A Câmara Municipal de Santa Comba Dão associa-se a estas comemorações, através da Casa da Cultura e da Expressart’ - Escola d’Artes do Município.

Em Viseu, a data é assinalada com diversas iniciativas espalhadas pela cidade. Em espaços abertos, como praças, ruas, parques, lugares de circulação de um vasto e variado público. Na mensagem comemorativa deste dia, o Presidente do Conselho Internacional da Dança CID – Unesco, refere a importância de convidar as pessoas a interagir com a Dança em sítios menos usuais. O objetivo é "tornar esta disciplina artística uma linguagem universal e unificadora".
Assim, a Companhia Paulo Ribeiro, o Teatro Viriato e o Lugar Presente têm trabalhado na transformação da cidade de Viseu num forte pólo de dinamização e de promoção da Dança enquanto disciplina artística. Nesse sentido, e com o intuito de apelar à “democratização” desta disciplina artística, também estas três estruturas culturais se aliam à celebração desta efeméride e respondem positivamente ao repto lançado pela Unesco. A escola de Dança e de Teatro Lugar Presente associa-se à iniciativa Festa da Dança, organizada pela Câmara Municipal de Viseu, e nesse âmbito, promove aulas abertas nas suas instalações, mas também participa em atividades que irão decorrer no Palácio do Gelo Shopping e na Praça da República de Viseu.
O Teatro Viriato associa-se a esta data e às comemorações, com a mostra da exposição "Memórias Coreografadas". Nesta exposição, que estará patente no Palácio do Gelo Shopping, até dia 30 de Abril, revisitam-se narrativas soltas dos coreógrafos e dos intérpretes, que desde 2000, povoaram o palco do Teatro Viriato.
As três instituições têm tido um papel fundamental na democratização da Dança em Viseu e fazem-no diariamente. Sem necessidade de data estipulada.
Além da Companhia Paulo Ribeiro, do Teatro Viriato e do Lugar Presente, a Câmara Municipal de Viseu criou parceria com a Academia de Dança de Viseu, Alidanças, Escola de Artes de Viseu, Escola Profissional de Carvalhais, Instituto de Artes Musicais de Mangualde e For Life, para em conjunto promoverem nos dias 29 e 30 de Abril atividades comemorativas do Dia Internacional da Dança. As atividades são variadas e decorrem no Palácio do Gelo, Escolas de Viseu, Teatro Viriato e Praça da República (Rossio).


DIA MUNDIAL DA DANÇA
A comemoração do Dia Mundial da Dança a 29 de Abril foi introduzida pelo Conselho Internacional da Dança (CID), uma organização interna da UNESCO.
A data, que se celebra desde o ano de 1982, assinala o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do ballet moderno e tem como objetivo reunir todos os tipos de dança e celebrar esta arte mostrando a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.



 
  comentários (0)  escrever comentário